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A EDUCAÇÃO PÓS PANDEMIA

REFLEXÃO PARA 2021

CHEGAMOS A 2 MESES PARA TERMINAR 2020.

O que foi o ano de 2020. O mundo dormiu em novembro e dezembro de 2019 e acordou com um vírus que a princípio parecia controlável, mas que se espalhou sorrateiramente através de tosse, espirros inocentes, roupas, alimentos, calçados e assim foi tomando corpo e atravessando rapidamente além fronteiras. Em menos de 2 meses o mundo estava declarado como situação de Pandemia.  O assombro foi tão grande que infelizmente muitas vidas foram perdidas mostrando a fragilidade humana. A soberba humana se prostrou a uma coroa maléfica que tinha que ser dado um nome em razão do seu formato CORONAVIRUS.

A partir do primeiro contágio nada mais seria igual como era antes... Mudando por completo o dia a dia de milhares de pessoas e de imediato confinando o mundo isolando completamente as famílias, muitas separadas por uma pequena fronteira.

De novembro de 2019, quando se teve notícia do primeiro contágio a outubro de 2020, o que mudou ou mudamos.

Contabilizamos milhares de mortes, fechamento da economia, isolamento social e neste processo estava mais que prejudicado a luz que guia o mundo “conhecimento”. Traduzido no ensino forma básico, fundamental, médio e superior.

Não podemos ainda medir o impacto e vácuo produzido neste contexto da impossibilidade de receber um conhecimento fundamental de etapas ao longo do processo educacional. Surge a necessidade de continuar a repassar conhecimento e promover o ensinamento das disciplinas escolares.

Já se aplicava o Ensino à Distância, o chamado EAD. Mas com as devidas ressalvas é um método tecnológico estruturado, porém sem alcance na totalidade o sistema educacional do País. Instituições de ensino superior já detinham esta tecnologia há mais de 20 anos, porém para as próprias grades curriculares e com o formato de conteúdos gravados sem interação com o docente. Dúvidas são muitas quanto a qualidade de percepção dessa modalidade e ganho potencial do aprendiz.


O Brasil vive uma diferença latente entre o ensino público e o privado. Porque?

As escolas particulares detêm uma particularidade que faz toda a diferença. Capacidade muito rápida de adaptação e de investimentos.

Já o ensino público, depende de uma estrutura governamental, que por sua vez depende de leis burocráticas que faz a entrega do serviço ser moroso e não na sua totalidade, uma vez que os Municípios são harmônicos, porém independentes nas suas modalidades de oferta.

Citando como exemplo:

Tecnologia – no ensino privado as crianças e adolescentes já conviviam com as tecnologias de aprendizagem;

No ensino público, em muitos municípios sequer detém uma rede de internet. Como fazer um único programa?  O MEC deverá ser rápido e menos burocrático e tratar o Ensino Brasileiro como Modelo de um Mundo Melhor Pós-Pandemia, e se articular com Estados e Municípios, de modo que todos tenham acesso aos recursos tecnológicos de última geração de aprendizagem para que não tenhamos 2 Brasil.

1 pertencente a uma classe mais privilegiada que faz parte do ensino privado e

2 aqueles que recebem ensino Resto, por conta da dificuldade de ter no seu cotidiano as mesmas tecnologias que os colegas do ensino privado recebem. Basta olharmos os dados do PISA.

CONSEQUÊNCIAS DO ISOLAMENTO SOCIAL – O QUE SERÁ 2021
Notadamente a educação é um processo de ensino-aprendizado. Todos aprendem uns com os outros e a relação aluno x professor presencial é fundamental para o amadurecimento da comunidade estudantil.

IMPORTANTE - FAZER

Diferenciação entre o que é EAD OU Aulas Online.

O sistema EAD acontece de forma totalmente remota, onde o professor não estará presente, sendo os contatos apenas por vídeos gravados sem possibilidade de interação.

Já o sistema Online não substitui na sua totalidade o presencial, mas permite em tempo real a interação com o professor, dando inclusive um sentimento de proximidade, observando que nos dias de hoje, os Celulares já fazem este papel através das redes sociais, whatsapp, dando a sensação de que estamos ao lado do outro. Isto traz uma vantagem enorme em detrimento ao sistema EAD.

O QUE DEVE SER CUIDADO

Em face desse novo normal que já está sendo veiculado, não podemos incentivar que o ensino seja radicalmente à distância mesmo sendo EAD OU ONLINE AO VIVO.

A SOCIEDADE PRECISA DE INTERAGIR para somar. O ser humano precisa do contato presencial. Claro muitos comportamentos serão mudados por muitas gerações.  Inserimos no nosso cotidiano novo medidas de higiene (lavar as mãos mais vezes, uso de máscaras, higienizar lugares públicos e tantas outras medidas) que se não garantem total eficácia na prevenção atenuará com certeza novos contágios. Assim será o ambiente educacional, a.

É notório para o desenvolvimento da criança que investir em Educação à distância definitivamente não é o ideal para a educação básica. E vamos mais longe, para adolescentes que necessitam de contato social para se auto afirmarem, pior ainda. E na graduação onde a grade curricular é mais especifica e servirá para toda profissional do aluno, é necessário que este aluno conheça seus professores e suas experiencias.

O mundo se adaptou as novas ferramentas para as aulas ao vivo, onde o professor pode conversar, explicar o conteúdo, fazer aplicações e exercícios em contato direto online com os alunos.

COMPROMISSO – FUNDAMENTAL MANTER  o centro do problema que é a necessidade na formação do aluno a socialização, para que possa interagir com a comunidade, onde a relação interpessoal não se desprenda e que possam resolver conflitos e divergências com sabedoria de um aluno preparado  na nova era de tecnologias e inovações constantes.

NOVO PROFESSOR

A importância do professor é claramente diferente a partir de 2020.  Ele terá que ser apenas o que transmite conhecimento, mas terá que ser inovador, motivador.

As famílias reconheceram esta função de docência como essencial. Porque? Perceberam no dia a dia no período do confinamento quanta dificuldade é ensinar desde o básico a uma equação matemática. E o professor faz isso diariamente. Mas este professor também deverá mudar seus conceitos e adaptar-se as Mudanças. Mudanças tecnológicas que deverão ser inseridas no dia a dia nos conteúdos curriculares, deverá sobretudo despertar sua criatividade para que seus alunos ainda o sigam. Porque? Porque alunos descobriram num aparelho chamado celular que o mundo estava naquele smartphone e que não precisaria mais de esforço do pensamento crítico para chegar    as conclusões e reflexões. A pesquisa será prejudicada se não for mantido o interesse na descoberta do novo.

TECNOLOGIA

Mais do que nunca as tecnologias que visem melhor ensino e aprendizagem devem estar incorporadas, dando maior autonomia aos alunos. A presencial idade será para colocar em prática as afirmativas de pesquisa teórica virtual para solidificar o conhecimento.

Vemos que muita coisa mudará nesse novo Normal, mas temos que acreditar que o vírus teve seu papel muito forte e revelador.  Novos sentimentos surgiram, a solidariedade despertou, as famílias se reuniram e as relações entre amigos se fortaleceram. Temos com certeza a lembrar antes COVID19 E PÓS COVID.

O mundo se adapta. Se transforma ....

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