Lean Production: Competitividade através da maior produtividade e desenvolvimento dos colaboradores

Lean Production: Competitividade através da maior produtividade e desenvolvimento dos colaboradores

Inscrições abertas

Os melhores cursos de especilização, nanodegrees e cursos rápidos de capacitação. Conheça.

Curso realizado nas seguintes cidades:

Londrina-PR

Veja as datas e horários para cada cidade na descrição abaixo:

Descrição do curso

Hoje, o setor produtivo vem exigindo cada vez mais dos profissionais, a atualização permanente e a ampliação contínua da formação, que permitam a competitividade pessoal e organizacional em suas áreas de atuação. À qualificação de alto nível devem ser continuamente acrescidas novas informações quanto a mudanças em métodos de gestão e incorporados conceitos atualizados de estrutura organizacional, tecnológica e de negócios alem de visão integrada nas diversas áreas de conhecimento.

É nesse contexto de novas exigências profissionais e tendências de formação que o Instituto Keynes, a exemplo do que já acontece com grande sucesso na universidade americana UDACITY, passa a oferecer cursos NANODEGREE, direcionados à capacitação continuada de profissionais de mercado.

Desenhados para alavancar, no curto prazo, o desempenho profissional dos participantes, os Nanodegrees apresentam diferenciais exclusivos como a metodologia de elevada consistência teórica e forte conteúdo prático que permite aos alunos aplicar imediatamente o conhecimento que necessitam para suas ações diárias, posicionando-se como agentes da mudança e com atitudes inovadoras.

Durante o curso, os alunos elaboram um portfólio de trabalhos que demonstram que estão aptos para o mercado. Esses trabalhos validados pelos professores do curso certificam os conhecimentos obtidos e que os egressos estão prontos a assumir postos específicos na organização.

Os Nanodegrees são ministrados em módulos presenciais de 12 horas e carga horária à distância para realizações de trabalhos práticos orientados por professores, numa carga horária máxima de 100 horas, com a conclusão em até 120 dias. A proposta é de se utilizar uma metodologia diferenciada "hands on", com orientação intensiva, oferecendo corpo docente altamente qualificado, para os profissionais que necessitam ser capacitados em áreas específicas de atuação.

Os cursos são direcionados a profissionais e executivos tanto da indústria, quanto da área de serviços que atuam em áreas diversas, que necessitam de conteúdo específico para se diferenciarem no mercado, em curto espaço de tempo.

O corpo docente é formado por professores doutores, mestres e especialistas que simultaneamente atuam como professores, executivos ou consultores de empresas.

LEAN PRODUCTION: COMPETITIVIDADE ATRAVÉS DA MAIOR PRODUTIVIDADE E DESENVOLVIMENTO DOS COLABORADORES

1. JUSTIFICATIVA

As empresas da atual economia estão enfrentando desafios crescentes como a demanda extremamente variável, diminuição de tempos de entrega, ciclos de vida dos produtos cada vez menores, produtos customizados de maior qualidade e menor custo, tudo isso num mercado altamente competitivo globalmente. Para fazer frente a esses desafios, os sistemas de produção precisam se tornar cada vez mais flexíveis e dinâmicos.

Em se tratando de sistemas de produção eficazes, prontamente vem à mente o bem-sucedido sistema de produção enxuta (Lean Production) da Toyota, que tem inspirado milhares de organizações a adotar algum tipo de programa lean. O termo "Lean" se refere a "isento de atividades que não agregam valor (desperdícios) sob a ótica do cliente".

Uma organização que está verdadeiramente dedicada a se tornar lean está com certeza no caminho certo em direção a excelência operacional. Entretanto, muitos executivos e responsáveis pela implantação de iniciativas lean, sejam elas em forma de projeto, workshops ou programas, estão tendo um entendimento parcial sobre os conceitos e a filosofia do Sistema Toyota de Produção e focando apenas em suas ferramentas lean. Por consequência, as implementações apresentam resultados voláteis e acabam por ser abandonadas num curto prazo. De fato, o lean é apoiado por ferramentas e métodos, mas as organizações têm que aprender a adaptá-las, de forma a obter resultados com transparência e alinhados com seus objetivos estratégicos e metas de desempenho. O ideal é interpretar a filosofia como uma busca incessante de um estado ideal, livre de desperdícios, e com forte participação dos empregados.

2. Competências e Habilidades trabalhadas

Neste Nanodegree o participante entrará em contato prático com os conceitos, modelos e abordagens para aplicação do Lean Production dentro de uma estratégia competitiva. Serão apresentados métodos e ferramentas para o diagnóstico de oportunidades de melhoria, implementação de ações com ferramentas práticas e sustentação de resultados em processos mais flexíveis, produtivos, rápidos e que geram produtos e serviços com menores custos e melhor qualidade.

Além disso o profissional terá uma compreensão dos fatores críticos de sucesso do Lean Production e de sua integração com um Programa Lean abrangente.

3. PÚBLICO ALVO

Destinam-se a profissionais (administradores, engenheiros, arquitetos, economistas, tecnólogos e outros) de empresas industriais e de serviços, atuando em diversas áreas e preocupados em alavancar seus desempenhos a partir do conhecimento de ferramentas e práticas do Lean Production.

4. ESTRUTURA DO CURSO

O conteúdo programático é desenvolvido em 100 (cem) horas, envolvendo horas presenciais e horas de orientação e tutoria à distância, contemplando conteúdos atualizados, exposição de melhores práticas, casos de sucesso direcionados à atuação profissional dos integrantes do curso. O participante será orientado presencialmente e à distância em um ambiente virtual com design didático na realização de um projeto ou caso prático de melhoria voltada à produção enxuta (lean production).

5. ATIVIDADES E TEMAS MULTIDISCIPLINARES

As atividades contemplam a exposição de conceitos, métodos e técnicas, apresentação de casos reais, seções de orientação e coaching individualizado, realização e supervisão de trabalhos práticos.

6. Programação do Curso e Períodos de Realização

O conteúdo será desenvolvido em conformidade com a aplicação prática, correspondendo às fases que compõem o curso.

O participante deverá escolher um projeto para realização dos trabalhos no programa. Este projeto poderá ser realizado em sua empresa ou ainda o participante poderá escolher um projeto ou estudo de caso, apresentado pela coordenação do curso. Este projeto será definido como seu Projeto Prático.

A carga horária do curso é desenvolvida em três meses, com quatro encontros presenciais, um em final de semana por mês (sexta à noite, sábados manhã e tarde) e um ao final do curso e atividades orientadas à distância, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem customizado.

Nos quadros a seguir são definidos os conteúdos, as atividades e as cargas horárias das atividades do Curso, definidas em 4 fases:

Fase 1 – 1º Mês do Curso: Encontro Presencial e Atividades à Distância.
Fase 2 – 2º Mês do Curso: Encontro Presencial e Atividades à Distância.
Fase 3 – 3º Mês do Curso: Encontro Presencial e Atividades à Distância.
Fase 4 – Validação do Portfólio do Curso e Apresentação dos resultados obtidos no Projeto prático.

Temas de Estudo, Conteúdos e Atividades da Fase 1 – Nivelamento de conhecimentos sobre o Lean Production e Estratégia de Aplicação

Encontro Presencial (sexta à noite, sábado manhã e tarde)

Tema do Estudo

 

Conteúdos

Atividades direcionadas

Conhecimentos
Fundamentais sobre o Lean e o STP – Sistema Toyota de Produção

  • Referências teóricas
  • Contexto e Relevância do Tema
  • Origem e desenvolvimento do STP
  • Vantagens do Lean Enterprise
  • 5 Princípios do Lean Thinking
  • Fazer Fluir Materiais
  • Reduzir Prazos (Lead Time)
  • Eliminar desperdícios
  • Aumentar a Produtividade
  • Desafios e Oportunidades com o Sistema Lean

Exposições de conteúdo
Apresentação de Casos Reais

Carga Horária:
4 horas presenciais

Os quatro degraus de um Programa Lean

  • Processos livres de distúrbios
  • Estabelecimento de Fluxo
  • Trabalho no Ritmo
  • Sistema Puxado

Exposição de Conteúdo
Carga Horária:
1 h presencial

Estratégia de Aplicação: do Plano Estratégico e de Metas à Estruturação de Projetos de Melhoria

  • Produção como o núcleo de partida
  • A Organização focada na Estratégia
  • A importância da medição de desempenho dos processos
  • Processo Hoshin e desdobramento de projetos A3
  • Estruturação de Projetos de Melhoria
  • Mapeando Fluxos de Valor
  • Definição de Projetos de Melhoria
  • Priorização e Planejamento de Projetos de Melhoria

Exposição de Conteúdo
Apresentação de Casos Reais

Carga Horária:
7 h presenciais

Atividades Orientadas à distância (Mês 1)

Estudo de Caso

Tutoria para realização do Estudo

Carga Horária:
 5 h à distância

Trabalho Projeto do aluno (2 semanas)

Orientação para seleção e preparação do projeto prático.

Carga Horária:
 10 h à distância

Total Carga Horária Mês 1

  27 h

Temas de Estudo, Conteúdos e Atividades da Fase 2 – Técnicas de Diagnóstico e Implementação

Encontro Presencial (sexta à noite, sábado manhã e tarde)

Tema do Estudo

 

Conteúdos

Atividades direcionadas

Fatores de Sucesso de um Processo de Melhoria Contínua

  • Entendimento interno e externo das relações com o cliente
  • KAIZEN e inovação
  • Separação de valor agregado e desperdício
  • Padronização
  • Gestão a vista

Exposição de Conteúdo
Carga Horária:
4 h presencial

Mapeamento do Estado Atual do Fluxo de Valor

Definição, origem e objetivos da análise do fluxo de valor

  • Definição e análise do fluxo de valor
  • Origem da análise do fluxo de valor
  • Objetivos e benefícios da análise do fluxo de valor
  • Características de um fluxo de valor Lean
  • Condições para realização

Análise do fluxo de valor e identificação das atividades necessárias

  • Escolha de uma família de produtos
  • Regras para análise do fluxo de valor
  • Utilizando os símbolos padronizados
  • Etapas para análise do fluxo de valor
  • Identificação das atividades necessárias no estado atual

Exposição de Conteúdo

Apresentação de Casos Reais

Carga Horária:
8 h presenciais

Atividades Orientadas à distância (Mês 2)

Estudo de Caso

Tutoria para realização do Estudo

Carga Horária:
 5 h à distância

Trabalho Projeto do aluno

Orientação para elaboração do Mapa de Fluxo de Valor (MFV), inclusive levantamento de oportunidades de melhoria, para o respectivo projeto prático.

Carga Horária:
 10 h à distância

Total Carga Horária Mês 2

  27 h

Temas de Estudo, Conteúdos e Atividades da Fase 3 – Sustentação de Resultados e da Mudança Cultural

Tema do Estudo

 

Conteúdos

Atividades direcionadas

Delineamento do Estado Futuro do Fluxo de Valor

O mapa do fluxo de valor (MFV) no estado futuro

  •             Fixação de objetivos com o MFV futuro
  •             Guia para criação do MFV futuro
  •             Perguntas-chave para o desenvolvimento do MFV futuro
  •             Etapas para criação do MFV futuro

Ordem de implementação e realização do MFV futuro

  •             Ordem de implementação
  •             Reconhecendo os processos principais no fluxo de valor
  •             Identificação de ciclos de implementação
  •             Sequência das atividades de implementação

Exposição de Conteúdo

Exercício prático

Carga Horária:
4 h presenciais

Gerenciamento de um Projeto de Melhoria e Execução de Kaizen

  • Componentes da Mudança
  • Ferramentas de gerenciamento de projeto (A3 de Projeto, Definição de Papéis e Responsabilidades, Cronograma)

Exposição de Conteúdo
Exercício prático
Carga Horária:
4 h presenciais

Fatores Críticos de Sucesso de um Programa Lean

  • Crise Permanente
  • O Papel dos Gestores
  • Auditorias e Resultados típicos
  • Fatores Críticos de Sucesso (FCS) do Programa Lean
  • Considerações Finais

Exposição de Conteúdo
Exercício prático

Carga Horária:
4 h presencial

Atividades Orientadas à distância (Mês 3)

Estudo de Caso

Tutoria para realização do Estudo

Carga Horária:
 5 h à distância

Trabalho Projeto do aluno (2 semanas)

Orientação para elaboração do trabalho de simulação de projeto.

Carga Horária:
 10 h à distância

 

  Total Carga Horária Mês 3

27 h

Temas de Estudo, Conteúdos e Atividades Fase 4 - Validação do Portfólio do Curso e Apresentação dos resultados obtidos no Projeto prático

Atividades Orientadas à distância (Mês 4)

Orientação para condução e conclusão do Projeto Prático (3 semanas)

Apresentação do Caso

Carga Horária:
 11 h à distância

08 h presenciais

 

  Total Carga Horária Mês 4

19 h

8. Resultados Esperados

  • Preparar profissionais das diversas áreas para aumentar continuamente a produtividade e reduzir custos eliminando paulatinamente os desperdícios que comprometem a rentabilidade das operações;
  • Ensinar aos participantes técnicas de diagnóstico, implementação e sustentação de ações voltadas à transformação de um sistema produtivo existente ou em concepção, ao sistema de produção enxuto.
  • Identificar oportunidades de otimizações e seleção racional de projetos na organização, em consoância com suas diretrizes estratégicas.
  • Mostrar a importância do trabalho participativo e criativo no desenvolvimento de iniciativas lean e o perfil gerencial necessário para o contínuo aprendizado organizacional e competitividade das empresas.
  • Liderar pessoas e mudanças em ambientes de projetos de melhorias lean.
  • Compartilhar experiências com os demais profissionais participantes do curso na condução de seus projetos práticos (networking)

9 Professor

Especialista Lean e Trainer formado pela Daimler Trucks e Lean Manufacturing Advisor pela Universidade de Reutlingen/Alemanha. Mestrando em Engenharia de Produção, especialização em Controladoria e Finanças e Executive Coach. Mais de 20 anos de experiência na indústria automobilística no Brasil e 5 anos na Alemanha. Foi gerente do Sistema de Operações Lean da Mercedes-Benz, dedicado ao diagnóstico, implementação e sustentação do lean management do nível estratégico ao operacional, apoiando a superação das metas anuais de produtividade, qualidade, reduções de custos, estoques e tempos de entrega, atendendo às três plantas do Brasil para Caminhões, Ônibus e Powertrain e liderando vários projetos de lean manufacturing e lean office em diversos processos transacionais e administrativos.

             

Investimento

R$ 5.300,00
Pagamento à vista - 10% de desconto = R$ 4.770,00
Pagamento em 4 parcelas - 5% de desconto = R$ 5.035,00 - 4 parcelas de R$ 1.258,75

Pagamento em 6 parcelas de R$ 883,33.

Faça sua inscrição

Selecione a cidade desejada e clique no botão inscrição para preencher seu cadastro e garantir sua vaga!

Selecione o local do curso: