Curso Nanodegree em Gestão de Armazéns (Estoques) - 100 horas

Curso Nanodegree em Gestão de Armazéns (Estoques) - 100 horas

Inscrições abertas

Os melhores cursos de especilização, nanodegrees e cursos rápidos de capacitação. Conheça.

Curso realizado nas seguintes cidades:

São Paulo-SP

Veja as datas e horários para cada cidade na descrição abaixo:

Descrição do curso

Hoje, o setor produtivo vem exigindo cada vez mais dos profissionais, a atualização permanente e a ampliação contínua da formação, que permitam a competitividade pessoal e organizacional em suas áreas de atuação. À qualificação de alto nível devem ser continuamente acrescidas novas informações quanto a mudanças em métodos de gestão e incorporados conceitos atualizados de estrutura organizacional, tecnológica e de negócios alem de visão integrada nas diversas áreas de conhecimento.

É nesse contexto de novas exigências profissionais e tendências de formação que o Instituto Keynes, a exemplo do que já acontece com grande sucesso na universidade americana UDACITY, passa a oferecer cursos NANODEGREE, direcionados à capacitação continuada de profissionais de mercado.

Desenhados para alavancar, no curto prazo, o desempenho profissional dos participantes, os Nanodegrees apresentam diferenciais exclusivos como a metodologia de elevada consistência teórica e forte conteúdo prático que permite aos alunos aplicar imediatamente o conhecimento que necessitam para suas ações diárias, posicionando-se como agentes da mudança e com atitudes inovadoras.

Durante o curso, os alunos elaboram um portfólio de trabalhos que demonstram que estão aptos para o mercado. Esses trabalhos validados pelos professores do curso certificam os conhecimentos obtidos e que os egressos estão prontos a assumir postos específicos na organização.

Os Nanodegrees são ministrados em módulos presenciais de 12 horas e carga horária à distância para realizações de trabalhos práticos orientados por professores, numa carga horária máxima de 100 horas, com a conclusão em até 120 dias. A proposta é de se utilizar uma metodologia diferenciada "hands on", com orientação intensiva, oferecendo corpo docente altamente qualificado, para os profissionais que necessitam ser capacitados em áreas específicas de atuação.

Os cursos são direcionados a profissionais e executivos tanto da indústria, quanto da área de serviços que atuam em áreas diversas, que necessitam de conteúdo específico para se diferenciarem no mercado, em curto espaço de tempo.

O corpo docente é formado por professores doutores, mestres e especialistas que simultaneamente atuam como professores, executivos ou consultores de empresas.

Gestão de Armazéns (Estoques): Lean Warehouse ou Armazém Enxuto

1. JUSTIFICATIVA

No ambiente da logística, principalmente devido às pressões por redução de custos e aumento da melhoria do nível de serviço aos clientes (internos e externos), os gestores da área são cada vez mais cobrados por operações enxutas em seus armazéns, "fazer mais com menos" é a equação mandatória para a obtenção de um armazém eficaz, entregando excelentes níveis de serviços à seus clientes internos e externos.

A administração de armazenagem eficiente, com foco na filosofia "lean", pressupõe; foco em atividades que agregam valor, eliminação de avarias durante os processos de movimentação através de processos que priorizem os fluxos (recebimento e expedição), enfim, melhorias contínuas envolvendo todos os níveis, seja o operacional, o tático ou o estratégico.

A correta gestão na administração e planejamento das atividades de armazenagem permite às empresas atender aos seus clientes com maior confiabilidade, menor e melhor utilização do espaço físico e menores estoques, oferecendo níveis de serviço cada vez mais altos em termos de disponibilidade de estoque e tempo de atendimento, mantendo o inventário balanceado, alta acuracidade de estoques, diminuição sensível de avarias, aumento da produtividade nos processos de carga e descarga, mitigando inclusive os riscos de acidentes operacionais.

Autores indicam que através da aplicação do conceito e gestão oriundos da filosofia lean, os armazéns em geral, chegam a ter de 30% a 40% maior produtividade operacional, acuracidade próxima de 100% e custos 20% a 25% inferiores, ou seja, poderíamos considerar uma economia por volta de R$ 5 mil a cada R$ 1 milhão vendido pelas empresas.

Em relação a tendências, se hoje em dia já se percebe uma importância muito maior que há alguns anos atrás para a armazenagem, há de se imaginar uma cada vez mais expressiva importância no sentido que principalmente pelo advento e realidade do e-commerce (comércio eletrônico) também no Brasil, os pedidos de entrega se tornaram ainda mais pulverizados, exigindo uma maior competência do processo de armazenagem, principalmente no que se refere à separação (picking). Por outro lado, as apertadas margens de contribuição continuarão sendo uma realidade, tornando a acurácia das informações de custos cada dia mais importante.

2. Competências e Habilidades trabalhadas

Esse curso tem como objetivo construir com os participantes, competências e habilidades para gestão de armazéns.

Competências necessárias ao ambiente de armazéns, no que se refere ao: planejamento das atividades, tempos e custos por operação, a mitigação e controle de riscos, a gestão de pessoas e liderança, o monitoramento da qualidade, o planejamento e gestão das informações, o planejamento e gestão dos indicadores de desempenho, a identificação dos fatores de viabilidade e melhorias contínuas no ambiente da armazenagem.

3. PÚBLICO ALVO

Destinam-se a profissionais (administradores, engenheiros, economistas, tecnólogos e outros) de empresas industriais, de serviços com foco em operações logísticas, preocupados em alavancar seus desempenhos a partir do conhecimento de ferramentas e práticas em gerenciamento de armazéns e estoques.

4. ESTRUTURA DO CURSO

O conteúdo programático é desenvolvido em 100 (cem) horas, envolvendo horas presenciais e horas de orientação e tutoria à distância, contemplando conteúdos atualizados, exposição de melhores práticas, casos e projetos direcionados à atuação profissional dos integrantes do curso. O participante será orientado presencialmente e à distância em um ambiente virtual com design didático na realização de estudos de casos e trabalhos focados em gestão de armazéns e estoques.

5. ATIVIDADES E TEMAS MULTIDISCIPLINARES

As atividades contemplam a exposição de conceitos, métodos e técnicas, apresentação de casos reais, seções de orientação e coaching individualizado, realização e supervisão de trabalhos práticos e Oficinas Temáticas.

6.Programação do Curso e Períodos de Realização

O conteúdo a ser desenvolvido envolve as áreas de conhecimento e técnicas para armazenagem e controle de estoques (inventários).

O participante deverá escolher um projeto de armazenagem para realização dos trabalhos no programa. Este projeto poderá ser um caso por ele vivenciado ou um projeto a ser realizado em sua empresa ou ainda o participante poderá escolher um projeto apresentado pela coordenação do curso. Este projeto será definido como seu Estudo de Caso.

A carga horária do curso é desenvolvida em três meses, com quatro encontros presenciais, um em final de semana por mês (sexta à noite, sábados manhã e tarde) e um ao final do curso e atividades orientadas à distância, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem customizado.

Nos quadros a seguir são definidos os conteúdos, as atividades e as cargas horárias das atividades do Curso, definidas em 4 fases:

Fase 1 – 1º Mês do Curso: Encontro Presencial e Atividades à Distância
Fase 2 – 2º Mês do Curso: Encontro Presencial e Atividades à Distância
Fase 3 – 3º Mês do Curso: Encontro Presencial e Atividades à Distância
Fase 4 – Validação do Portfólio do Curso e Entrega da Credencial "Gestor de Armazenagem e Estoque"

Temas de Estudo, Conteúdos e Atividades (Fase 1)

Encontro Presencial (sexta à noite, sábado manhã e tarde)

Tema do Estudo

Conteúdos

Atividades direcionadas

Planejamento e Gestão das Atividades de Armazenagem

  • Guardar Estoque x Gerenciar o Fluxo Físico de Informações.
  • Objetivos da Armazenagem.
  • O armazém e a gestão de estoques dentro do conceito amplo da logística.
  • Armazenagem em processos: o uso do Kan-Ban.
  • Armazenagem em Transito: “milk-run”, “crossdocking”.
  • Modelagem típica de áreas/setores da armazenagem.
  • Layout típico de armazéns
  • Principais processos

Exposições de conteúdo
Carga Horária:
4 horas presenciais

Gestão da Comunicação e Integração da Equipe

  • Desenvolvendo e garantindo um Plano de Comunicação 360º (todos os níveis).
  • Garantindo uma linguagem comum na Comunicação com os membros da equipe, fornecedores e clientes internos/externos.
  • Gestão do Conhecimento das lições aprendidas para utilização em processos futuros.

Exposição de Conteúdo

Carga Horária:
2 h presencial

Gestão dos Recursos Humanos

  • Liderança no ambiente da armazenagem.
  • Construindo uma relação de comprometimento e colaboração na equipe.
  • Identificando os fatores de motivação no ambiente do armazém.

Exposição de Conteúdo
Carga Horária:
2 h presencial

Gestão de Inventários

  • Avaliação de importância pelo Método de Pareto (Curva ABC).
  • Outros Modelos Derivados de Curvas (PQR, XYZ, etc.).
  • Gestão e ações para “slow moving”.
  • Análise e Preparação para Inventários Cíclicos.
  • Exercícios com Excel

Exposição de Conteúdo
Carga Horária:
4 h presencial

Estudo de Caso

Tutoria para realização do Estudo

Carga Horária:
 5 h à distância

Trabalho Projeto do aluno (2 semanas)

Orientação para elaboração do trabalho de simulação de projeto de armazenagem.

Carga Horária:
 10 h à distância

Total Carga Horária Mês 1

  27 h

Temas de Estudo, Conteúdos e Atividades (Fase 2)

Encontro Presencial (sexta à noite, sábado manhã e tarde)

Instalações, Estruturas e Equipamentos de Movimentação

  • Unitização de Cargas.
  • Arranjos de Pallets.
  • Sistemas de Estocagem (Porta-Pallet, Drive-In, Push-Back, outros).
  • Fatores de Escolha do Sistema (comparativos múltiplos).
  • Equipamentos de Movimentação (tipos, características e fatores de escolha).

Exposição de Conteúdo

Carga Horária:
2h presenciais

Gestão do Custo

  • Identificando os custos das atividades e obtendo-se o budget da área.
  • Racionalizando os custos totais do armazém.
  • Definindo a linha de base do custeio no armazém.
  • A aplicação do conceito ABC (Activity Based Costs) no armazém.

Exposição de Conteúdo

Carga Horária:
2h presenciais

Gestão de tecnologias (WMS, código de barras, RFID)

  • Modelos de Identificação e Codificação de materiais.
  • Sistema EAN – Código de Barras.
  • Uso de Coletores de Dados para Leitura Código de Barras por Rádio Frequência.
  • Conceitos e funcionalidades de WMS – Warehouse Management System.
  • Como definir a necessidade e como parametrizar um WMS para plena utilização.
  • RFID - Armazém do Futuro.

Exposição de Conteúdo

Carga Horária:
4h presenciais

Gestão do Desempenho
(KPI’s)

  • Definindo as métricas de avaliação de desempenho (para a equipe e clientes).
  • Identifique as métricas que possibilitem retroalimentação e melhorias contínuas fundamentais.
  • O correto uso de indicadores atrelados à BSC-Balanced Score Cards

Exposição de Conteúdo
Carga Horária:
4h presenciais

Atividades Orientadas à distância (Mês 2)

Estudo de Caso

Tutoria para realização do Estudo

Carga Horária:
 5 h à distância

Trabalho Projeto do aluno

Orientação para elaboração do trabalho de simulação de projeto de armazenagem.

Carga Horária:
 10 h à distância

Total Carga Horária Mês 2

  27 h

Temas de Estudo, Conteúdos e Atividades (Fase 3)

Encontro Presencial (sexta à noite, sábado manhã e tarde)

Gestão das Aquisições

  • Definindo os fornecedores de insumos e materiais gerais de consumo.
  • Definindo as métricas para avaliação dos fornecedores terceirizados.
  • Definindo o controle da qualidade dos materiais e serviços contratados.
  • Definindo prazos e acompanhamento da manutenção preventiva e corretiva.

Exposição de Conteúdo
Carga Horária:
2 h presenciais

Gestão de Riscos

  • Identificando os Riscos na Armazenagem.
  • Construindo o Planejamento de Riscos: foco em controle de acesso às áreas.
  • Utilizando a Gestão de Riscos para responder aos problemas antes que eles ocorram.

Exposição de Conteúdo

Carga Horária:
2 h presenciais

Gestão da Qualidade

  • Programa 5S’s no armazém
  • Analisando os processos operacionais e sua qualidade.
  • Garantindo que a qualidade seja entendida por todos e que é um processo continuo no Armazém.
  • Diagrama de Ishikawa - Identificar a Causa Raiz dos Problemas, especialmente quando forem recorrentes e desenvolva um P.A. – Plano de Ação
  • Garantindo a manutenção e evolução da operação.

Exposição de Conteúdo

Carga Horária:
4h presenciais

Definição de SLA – Service Level Agreement  e Aplicação Estratégica para conquista e manutenção de clientes

  • Conceito e uso de “trade-off” na gestão de estoques.
  • Conceito e uso do SLA como ferramenta para manutenção e aquisição de “Market-share”.
  • Definindo Multas e Bônus em Contratos de Níveis de Serviços Acordados – NSA.
  • KPI’s – Key Performance Indicators e sua aplicabilidade para o SLA (IOD, POD e OTD).
  • Exercícios práticos a partir de implantações reais de mercado.

Exposição de Cases e
Orientação para elaboração de projetos
Carga Horária:
4 h presenciais

Atividades Orientadas à distância (Mês 3)

Estudo de Caso

Tutoria para realização do Estudo

Carga Horária:
 5 h à distância

Trabalho Projeto do aluno (2 semanas)

Orientação para elaboração do trabalho de simulação de projeto.

Carga Horária:
 10 h à distância

 

  Total Carga Horária Mês 3

27 h

Temas de Estudo, Conteúdos e Atividades (Fase 4)

Atividades Orientadas à distância (Mês 4)

Orientação para elaboração do Portfólio Final do Curso e apresentação aos professores
(4 semanas)

Carga Horária:
 11 h à distância
08 h presenciais

 

  Total Carga Horária Mês 4

19 h

8 Resultados Esperados

  • Identificar oportunidades de negócios e Iniciar Processos e Técnicas de Armazenagem e Controle de Estoques na organização, em consoância com suas diretrizes estratégicas.
  • Gerir Projetos de Armazenagem e Estoques em organizações públicas e privadas, com fins de lucratividade financeira ou não.
  • Liderar e gerenciar pessoas e mudanças em ambientes de armazenagem e estoques.
  • Compartilhar experiências com a equipe e demais profissionais da organização, por meio de discussões e documentação dos “cases”.

9 Professores

Mestrando em Gestão da Tecnologia em Sistemas Produtivos na CEETPS-Paula Souza. MBA em Comércio Internacional pela FIA-USP com extensão internacional em Grenoble-França. Pós Graduado em Engenharia de Produção pela UNIP e em Administração de Materiais, Suprimentos e Logística pela Paulo Eiró. Professor de cursos de pós-graduação Lato Sensu da UNIP. Graduado em Administração de Empresas pela UNICID (Universidade da Cidade de S. Paulo). Mais de 30 anos de experiência como consultor, diretor e gerente de Logística & Distribuição – Total Supply Chain, Logística Reversa e outros dois anos em operações de meio ambiente.

Doutora pela Escola Politécnica da USP, Pósdoutora em Educação a Distância pela USP, Professora da Universidade Estadual de Londrina e dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do IPEN/USP, IPT e Centro Paula Souza. Professora do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos e do Mestrado Profissional em Educação Profissional do Centro Paula Souza. Consultora na área de Viabilidade e Planejamento de Projetos e na área de Projetos Educacionais.



             

Investimento

O valor do curso está composto da seguinte forma:

R$ 5.300,00

Pagamento à vista - 10% de desconto = R$ 4.770,00

Pagamento em 4 parcelas - 5% de desconto = R$ 5.035,00 - 4 parcelas de R$ 1.258,75

Pagamento em 6 parcelas de R$ 883,33.

Faça sua inscrição

Selecione a cidade desejada e clique no botão inscrição para preencher seu cadastro e garantir sua vaga!

Selecione o local do curso: