Curso Nanodegree em violência e cotidiano escolar - 100 horas

Curso Nanodegree em violência e cotidiano escolar - 100 horas

Inscrições abertas

O curso capacita profissionais da educação e pedagogia para a mediação de conflitos e o enfrentamento da violência no cotidiano escolar. Inscreva-se.

Curso realizado nas seguintes cidades:

Londrina-PR

Veja as datas e horários para cada cidade na descrição abaixo:

Descrição do curso

Em uma sociedade marcada pela desigualdade na qual o homem explora o homem, a violência tem sido um dos problemas sociais de mais difícil solução.

Muitos jovens fazem uso dela como forma de resolver conflitos e esse comportamento refleti em todos os ambientes como escola, trabalho e lazer.

Esse projeto se justifica pela sua contribuição na prática educativa, possibilitando momentos de reflexão, debates e construção de estratégias de enfrentamento das diversas violências no cotidiano escolar.

A luz do Programa Nanodegree busca-se orientar os profissionais a identificarem os diversos tipos de violências sofridas e praticadas no contexto da escola, diferenciado-as dos atos de indisciplina.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) prevê a educação como um direito para o desenvolvimento da criança e do adolescente, mas também propõe a responsabilização do adolescente no cometimento de um ato infracional.

É importante que o profissional, que atua no sistema de garantia de direitos tenha conhecimento e compromisso com o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, a partir da superação da visão ora protecionista ou culpabilizadora do aluno.

Promover um espaço de escuta, trocas e prática entre estes profissionais bem como a possibilidade de que os mesmos construam planos de intervenções para o enfrentamento das violências no cotidiano escolar, constitui-se a principal estratégia para que possamos contribuir na minimização de um problema que aparece como central na realidade das escolas públicas brasileiras, conforme Paula (SEED, 2008, p. 21).

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CURSOS NANODEGREE -MODALIDADE COMPETÊNCAS E HABILIDADES

Os programas de capacitação ganham força em razão da competitividade de mercado tanto interno quanto externos e a conectividade em tempo real cria a ideia de cursos mais enxutos focados em habilidades específicas. A ideia nasceu nos Estados Unidos sendo batizada de Nanodegree.

Esta modalidade de aprendizado normalmente tem duração de 6 meses a 1 ano e certifica o profissional em uma competência e habilidade desejada. A procura pelos programas mais rápidos ganha força em razão do modelo atual de programas de especializações regulamentados pelo MEC, que levam em torno de 2 anos para que o profissional esteja pronto para o mercado.

Repensando o ensino complementar após a graduação, um dos problemas para o profissional ingressar no mercado de trabalho é estar preparado com competências e habilidades específicas o que o leva a uma encruzilhada onde duração do curso, investimento alto e geralmente currículos generalistas podem não trazer o resultado esperado de conhecimento que o aluno necessita, uma vez que temas atuais como inovação, questões socioambientais, crises econômicas acabam tendo um peso menor agregado ao seu conhecimento.

As empresas e órgãos públicos devem estar abertas para este novo profissional, pois ele traz consigo, além do conhecimento generalista, a especificidade de sua capacitação tornando-se tendência para atender a necessidade das empresas e órgãos públicos.

O grande diferencial que esses programas denominados Nanodegree proporcionam é a agilidade para formação e atualização dos temas escolhidos sem o engessamento às grades curriculares generalistas, possibilitando a aplicação do conhecimento de imediato às necessidades.

O instituto Keynes abraça a ideia desta modalidade de capacitação, pois entende que competências e habilidades específicas são alicerces do profissional para fazer a diferença.

Objetivo do Curso

Promover capacitação através do Programa Nanodegree com os profissionais da educação, pedagogia e psicopedagogia para desenvolver estratégias de enfrentamento, a partir da mediação de conflitos para lidar com os diferentes tipos de violências no cotidiano escolar.

Objetivos específicos voltado para desenvolvimento de competência e habilidades

  • Refletir sobre a importância do relacionamento interpessoal, e as variáveis que interferem nos comportamentos.
  • Promover a reflexão sobre as variáveis que causam comportamentos inadequados.
  • Apresentar a teoria comportamental sobre os fatores de risco e de proteção no desenvolvimento da criança e do adolescente.
  • Discutir sobre a realidade escolar, o perfil sócio econômico e cultural da comunidade escolar (famílias e alunos).
  • - Identificar demandas de saúde mental, déficit cognitivo, dificuldades de aprendizagem, condutas de risco, entre outras.
  • - Refletir sobre a relação entre violência e exclusão escolar – a educação como direito.
  • - Promover o conhecimento e a aplicação do ECA, ato infracional, medidas socioeducativas e protetivas.
  • - Desenvolver habilidades de enfrentamento a violência através de atividade situação-problema.

METODOLOGIA DE ENSINO
Os encontros acontecem 01 vez por mês.
Atividades extra-sala semanalmente (pesquisa, trabalhos e leitura e expressão de artigos correlacionados).

Público Alvo:

Profissionais da educação (professores, pedagogos, administradores escolares, diretores, supervisores)

Conteudo Programático

O conteúdo será desenvolvido em 5 Fases

  • Primeira fase; os alunos deverão estar aptos a identificar as causas da violência, compreender a importância do relacionamento interpessoal, e as variáveis que interferem nos comportamentos.
  • Segunda fase; os alunos deverão estar aptos a compreender a teoria comportamental dos fatores de risco e proteção no desenvolvimento da criança e adolescente, a realidade escolar, o perfil sócio econômico e cultural da comunidade escolar (famílias e alunos).
  • Terceira fase; os alunos estarão aptos a identificar demandas de saúde mental, déficit cognitivo, dificuldades de aprendizagem, condutas de risco, entre outras e refletir sobre a relação entre violência e exclusão escolar – a educação como direito.
  • Quarta fase; os alunos deverão estar aptos a promover o conhecimento e a aplicação do ECA, ato infracional, medidas socioeducativas e protetivas, desenvolver habilidades de enfrentamento a violência através de atividade situação-problema.
  • Quinta fase; os alunos deverão estar aptos a criar e executar projetos de prevenção e mediação de conflito em instituições escolares.

Temas: a serem abordados e discutidos em cada encontro - sempre aos sábados das 13h às 17h 

1º Encontro – Abertura – Causas da violência e Relacionamento Humano
2º Encontro – O desenvolvimento da criança e do adolescente e Cotidiano Escolar
3º Encontro – Família e contemporaneidade
4º Encontro – Fatores de risco e de proteção
5º Encontro – Conhecendo a escola e seu entorno (perfil socioeconômico e cultural) dos alunos e familiares
6º Encontro – Conhecendo a escola – (perfil dos alunos – demandas de saúde, condições de aprendizagem, condutas de risco, uso de drogas, etc)
7º Encontro – A educação como um direito – violência e exclusão escolar
8º Encontro – Estatuto da Criança e do adolescente: Violência X Indisciplina e Aspectos de Saúde Mental
9º Encontro – Déficit Cognitivo, Dificuldade de Aprendizagem e Conduta de Risco
10º Encontro - Medidas socioeducativas e protetivas, aplicação do ECA
11º Encontro - Enfrentamento à violência e a indisciplina.
12º Encontro - Violências identificadas – Elaboração de Projeto de Intervenção e Caderno Temático
13º Encontro - Violências identificadas – Elaboração de Projeto de Intervenção e Caderno Temático
14º Encontro - Violências identificadas – Elaboração de Projeto de Intervenção e Caderno Temático.
15º Encontro - Apresentação do projeto.
Encerramento – Avaliação do projeto
Relatório e Avaliação
Produção do Caderno Temático

Vagas:

minima de 10 e máximo de 20                INICIO  AGOSTO DE 2019  -  FAÇA SEU CADASTRO RESERVA 

Local das Aulas:

sede do Instituto Keynes - Rua Espirito Santo, 1293

Documentação Exigida:

cópia do RG e CPF
comprovante de endereço
cópia de ensino médio ou superior
(*) no caso de ensino médio o matriculado deverá estar inserido em atividades correlacionadas com o programa do Curso

             

Investimento: R$ 1.500,00

O valor do curso está composto da seguinte forma:

Parcelado:

Em 3 parcelas de R$ 500,00

Em 5 parcelas: de R$ 330,00 

Pagamento por cartão de crédito   - consultar  número disponível de parcelas.

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