ESTUDOS AVANÇADOS - SÍNDROME DE ASPERGER E ESPECTRO AUTISTA

ESTUDOS AVANÇADOS - SÍNDROME DE ASPERGER E ESPECTRO AUTISTA

Em formação

Apresentar técnicas de Acompanhamento de paciente com Síndrome de Asperger e de Autismo em crianças e adultos.

Curso realizado nas seguintes cidades:

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Descrição do curso

TURMA PARA 2022  ABERTO CADASTRO DE RESERVA 

Síndrome de Asperger

  • ·         Atraso na linguagem
  • ·         Dificuldade no contato visual
  • ·         Postura corporal incomum
  • ·         Dificuldade em fazer amigos
  • ·         Preocupação exaustiva com um assunto
  • ·         Desinteresse em jogos interativos
  • ·         Atitude inflexível a mudanças de rotinas pré-estabelecidas

DIAGNÓSTICO CORRETO: É preciso tomar cautela, para que as crianças não sejam diagnosticadas de forma errada como estando afetadas por quadros de déficit de atenção ou hiperatividade ou doença obsessivo-compulsiva. Em alguns casos, estas doenças podem coexistir com a síndrome de Asperger, o que determina um atraso no diagnóstico.

Com respeito a tratamento, não há um específico e nem cura, mas normalmente quando adultos tornam-se felizes e bem ajustados, pois o papel da Escola e Família é fundamental para atendimento e acompanhamento desde a infância. Apoio, carinho e compreensão dos familiares são fundamentais, bem como a manutenção de horários bem estruturados.

Assim também se entende como benefício uma intervenção especializada orientada para os aspectos comportamentais e para a melhoria das competências sociais, para que  os diversos aspectos da linguagem, da postura, comunicação e da socialização podem ser melhorados bem como a capacidade de reconhecer os sentimentos e as emoções dos outros.

O tratamento sempre deve ser focado para minorar a ansiedade, sintomas de depressão ou hiperatividade, para uma melhor qualidade de vida.

Síndrome de Autismo

  • Bebês que evitam o contato visual com a mãe, inclusive durante a  amamentação,
  • Choro ininterrupto,
  • Apatia;
  • Inquietação exacerbada,
  • Pouca vontade para falar,
  • Surdez aparente;
  • Transtorno de linguagem, com repetição de palavras que ouve,
  • Movimentos pendulares e repetitivos de tronco, mãos e cabeça,
  • Ansiedade, Agressividade,
  • Resistência a mudanças na rotina.

*Estudos  apontam  causas como Genéticos: há estudos que conseguiram identificar a prevalência entre meninos. Porém não há um gene específico associado ao transtorno do espectro autista, mas variedades de mutações e anomalias cromossômicas que acabam sendo associadas a ele.

*Neurológicos: Há maior prevalência de TEA  associados a atrasos cognitivos e quadros epilepsia,

*Ambientais: Interação de genes com o ambiente, infecções e intoxicações durante o período pré-natal, prematuridade, baixo peso e complicações no parto são alguns dos fatores que podem contribuir negativamente.

* Necessidade de acompanhamento pelos professores e em especial pela família.
CARGA HORÁRIA: 20 HORAS  ON LINE  - 10 ENCONTROS
HORÁRIO: DAS 19:30 - 21:30  - sempre as quartas e quintas-feiras
(Ambiente Google Meet)

INVESTIMENTO: R$ 300,00

DIRIGIDO PARA:  Professores , Pedagogos, Coordenadores, Acadêmicos, Familiares e demais profissionais interessados no tema 

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO 

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