Notícias

Cursos Nanodegree

Keynes no caminho de cursos de capacitação em habilidade específica.

Os programas de capacitação ganham força em razão da competitividade de mercado tanto interno quanto externos e a conectividade em tempo real cria a ideia de cursos mais enxutos focados em habilidades específicas. A ideia nasceu nos Estados Unidos sendo batizada de Nanodegree.

Esta modalidade de aprendizado normalmente tem duração de 6 meses a 1 ano e certifica o profissional em uma competência e habilidade desejada. A procura pelos programas mais rápidos ganha força em razão do modelo atual de programas de especializações regulamentados pelo MEC, que levam em torno de 2 anos para que o profissional esteja pronto para o mercado.

Repensando o ensino complementar após a graduação, um dos problemas para o profissional ingressar no mercado de trabalho é estar preparado com competências e habilidades específicas o que o leva a uma encruzilhada onde duração do curso, investimento alto e geralmente currículos generalistas podem não trazer o resultado esperado de conhecimento que o aluno necessita, uma vez que temas atuais como inovação, questões socioambientais, crises econômicas acabam tendo um peso menor agregado ao seu conhecimento.

As empresas devem estar abertas para este novo profissional, pois ele traz consigo, além do conhecimento generalista, a especificidade de sua capacitação tornando-se tendência na análise de currículos das grandes empresas, possibilitando à área de Recursos Humanos um melhor recrutamento, focando atender a necessidade da empresa.

O grande diferencial que esses programas denominados Nanodegree proporcionam é a agilidade para formação e atualização dos temas escolhidos sem o engessamento às grades curriculares generalistas, possibilitando a aplicação do conhecimento de imediato às necessidades do mercado.

O Keynes abraça a ideia desta modalidade de capacitação, pois entende que competências e habilidades específicas são alicerces do profissional para fazer a diferença no mercado. Neste ano de 2015 oferta cursos Nanodegree nas áreas de Exatas e Saúde.

+ Leia outras notícias